Porto do Açu inaugura armazém construído em parceria com a Lundin Mining
T-MULT investe na expansão para aumentar competitividade do Sudeste e Centro-Oeste
O Porto do Açu inaugurou nesta quarta-feira (08/02) mais um armazém do Terminal Multicargas (T-MULT), o segundo a entrar em operação. Na fase atual da expansão do terminal, serão inaugurados dois novos galpões cobertos, totalizando três armazéns, que aumentarão em quatro vezes a capacidade estática de armazenamento para 110 mil toneladas e dobrarão a área alfandegada do terminal para 360 mil m². Estiveram presentes no evento o CEO da holding Prumo, Rogério Zampronha; o CEO do Porto do Açu, José Firmo; e o Diretor Financeiro da Lundin Mining Brasil, Jean Cintra.
O novo armazém, com área de 6.800m², entrou em operação hoje. Com capacidade estática aproximada de 45.000 toneladas, irá atender as operações de exportação de cobre de Goiás, um mineral estratégico para apoiar a transição energética. O armazém foi implantado em parceria com a Lundin Mining Brasil e as operações de cobre também otimizarão os custos logísticos de importação de carga, pois balancearão o fluxo exportação-importação para Goiás.
“A ampliação do Terminal Multicargas (T-MULT) é um dos fatores que indicam que a parceria firmada entre a Lundin Mining e o Porto do Açu está no caminho certo, um importante avanço para a nossa logística. O objetivo da empresa é continuar trabalhando de forma sustentável para viabilizar progressos como esse”, comenta Ediney Drummond, Diretor Presidente da Lundin Mining.
Ainda no primeiro semestre de 2023, será inaugurado o segundo novo armazém, que terá área de 7.600m² e capacidade estática aproximada de 40.000 toneladas. Este viabilizará a movimentação de cargas diversas, como granéis minerais e agrícolas, fertilizantes, produtos siderúrgicos, entre outros.
“Com o armazém, o T-MULT atende principalmente aos mercados de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, contribuindo de forma relevante para o suprimento nacional de fertilizantes. Em 2020, colocamos o Rio de Janeiro no mapa do agronegócio nacional e, desde então, estamos nos consolidando como player competitivo para o setor, com tempo de espera para atracação dos clientes muito menor do que a média dos demais portos do país. O Açu é a alternativa logística mais eficiente para aumentar a competitividade das indústrias e do agronegócio do Sudeste e do Centro Oeste e estamos investindo na expansão da capacidade do terminal para alavancar ainda mais as operações da sua área de influência”, explica José Firmo, CEO do Porto do Açu.
Para alavancar o desenvolvimento pavimentado pela expectativa de crescimento do agro brasileiro (3% a 5% ao ano até 2030), o Terminal Multicargas já havia realizado expansões recentes na sua infraestrutura. A primeira tinha sido o armazém coberto para cargas especiais com 25.000 toneladas de capacidade estática, expansão que viabilizou ao Porto do Açu realizar as primeiras importações de fertilizantes. Em andamento, houve ainda a construção de pátio em parceria com a Minas Gusa, uma nova área para armazenagem de granéis sólidos: a estrutura, com área de 35 mil m², tem foco na importação de combustíveis sólidos para as indústrias siderúrgica e cimenteira.
Além disso, por conta da disponibilidade de área e flexibilidade do Açu, o T-MULT ainda tem potencial para expansões futuras, como extensão do berço e aumento de pátio e áreas de armazenagem.
O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos e carga de projeto. Em operação desde 2016, dentro do único porto 100% privado do país, o terminal está conectado às principais rodovias nacionais sem qualquer restrição de acesso, além de atender com waiting time mínimo e alta taxa de produtividade, reduzindo custos de demurrage -- o que justifica o crescimento exponencial de operações de exportação, importação e cabotagem a cada ano.
Nos últimos dois anos, o T-MULT mais que dobrou as suas operações, chegando a movimentar mais de 1,5 milhão de toneladas em 2022, um novo recorde. Puxado pela melhoria de eficiência operacional e redução dos custos logísticos, através do equilíbrio entre cargas de importação e exportação, o T-MULT consegue oferecer soluções competitivas focadas na necessidade dos clientes.
Volume dobrado
Desde o início de suas operações, o terminal teve ramp-up notável, com 45% de crescimento médio anual. No total, o T-MULT já movimentou mais de 6 milhões de toneladas.
Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume movimentado em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará o T-MULT a um novo recorde anual.
O planejamento estratégico do Porto do Açu também conecta a expansão do T-MULT à transição energética. Com os Memorandos de Entendimento (MoUs) recentes assinados pela GNA com as concessionárias NTS e TAG, para gasodutos, e acordos já assinados para a instalação de plantas de hidrogênio verde com companhias de porte mundial, os próximos passos incluem avançar em plantas de fertilizantes nitrogenados e HBI (Hot Briquetted Iron).
O Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela afiliada Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Único porto totalmente privado do país, resulta de investimentos que somam R$ 20 bilhões e prevê investimentos de mais R$ 22 bilhões nos próximos dez anos. Possui o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue o maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Ao todo já são 20 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. O Porto do Açu é um porto jovem e com foco em crescimento sustentável. Os próximos passos contemplam expandir as atividades de minério, petróleo e gás, acelerar a industrialização e avançar com projetos de energia renováveis.
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